Como rezar - Santo Rosário

Ir para o conteúdo

Como rezar

Institucional

OS SANTOS MISTÉRIOS


O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e Maria, divididos após a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.

A primeira coroa inclui os Mistérios Gozosos (segunda e sábado), a segunda os Mistérios Luminosos (quinta-feira), a terceira os Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira) e a quarta os Mistérios Gloriosos (quarta e domingo).

"Esta indicação não se destina a limitar a liberdade na meditação pessoal e comunitária, dependendo das necessidades espirituais e pastorais e, especialmente, de coincidências litúrgicas que podem sugerir adaptações apropriadas" ( Rosarium Virginis Mariae , n. 38).

Para ajudar o itinerário meditativo-contemplativo do Rosário, para cada "mistério" há dois textos de referência: o primeiro das Sagradas Escrituras, o segundo do Catecismo da Igreja Católica.



COMO REZAR O ROSÁRIO



Com a mão direita aberta, faça com o dedo polegar uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito enquanto reza:

PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas dos dedos na testa, no peito, no ombro esquerdo e no ombro direito enquanto diz:
EM NOME DO PAI, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


ORAÇÃO PREPARATÓRIA

VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.


OFERECIMENTO DO TERÇO

Divino Jesus, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela Santa Igreja, pela santificação das famílias e pelas (intenções que se quer incluir no Rosário).


Segurando a Cruz:

CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.


Homenagem à Santíssima Trindade

Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai; a primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos redimiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.)


Segurando a primeira conta grande:

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


Em cada uma das 3 contas pequenas, reza-se:

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,agora e na hora de nossa morte./ Amém.


Entre as três primeiras contas e a próxima conta grande, reza-se:

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO
Atualizados de acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, publicada no dia 16 de outubro de 2002

Mistérios gozosos (1º Quarto do Rosário) - A serem rezados as segundas e sábados
1º mistério: A anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. (Lc 1, 26) - Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
2º mistério: A visita de Maria sua prima Isabel. (Lc 1, 39) - Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
3º mistério: O nascimento do menino Jesus em Belém. (Lc 2, 1) - Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
4º mistério: A apresentação do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
5º mistério: A perda e o encontro do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 41) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.


Mistérios da Luz (2º Quarto do Rosário) - Somente às quintas feiras

1º - Batismo de Jesus no Jordão:
"Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-o Filho dileto (cf. Mt 3, 17), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo na missão que o espera." Senhor, lavai minha alma de todo pecado e toda mágoa, ressentimentos passados. Vinde sobre mim, com vosso Espírito! Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º - Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná:
"Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes." Senhor, assim como transformastes a água em vinho, por amor a vossos filhos, transformai tudo o que impede de vos causar alegria. Transforma o meu coração, em o vosso coração. E a nossa Mãe Santíssima, advogada dos pobres pecadores que somos nós, peço que interceda junto a Deus, por mim e por toda a humanidade. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º - Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão:
"Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)." Senhor, dirijo-me a vós, para com total confiança e humildade, reconheço minhas culpas, pedir-vos perdão. Converte-me inteiramente a fim de que eu possa ser instrumento de conversão para muitos de vossos filhos. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º - Transfiguração de Jesus:
"Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o acredita aos apóstolos extasiados para que o 'escutem' (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo." Senhor, que minha vida seja um vivida como no Monte Tabor, extasiada com vossos prodígios e santidade. Reluz em minha face o brilho da vossa face e concedei-me a graça de viver unicamente para vós em todos os momentos de minha vida. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º - Instituição da Eucaristia:
"Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando 'até ao extremo' o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício." Senhor, eu vos dou graças por terdes permanecido entre nós, em especial na Santa Eucaristia. Dou-vos graças pelos sacerdotes, pois somente por eles pode ocorrer um sublime milagre da transubstanciação. Fazei descer o Espírito Santo sobre os sacerdotes do mundo inteiro, sobre todo o clero, a fim de que possamos ver neles, vossa divina e gloriosa face. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

Mistérios dolorosos (3º Quarto do Rosário) - Rezados as terças e sextas-feiras
1º mistério: A agonia de Jesus no horto da Oliveiras. (Mc 14, 32) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
2º mistério: A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Jo 19, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
3º mistério: A coroação de espinhos. (Mt 27, 27) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
4º mistério: Jesus é condenado à morte. (Lc 23, 24) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
5º mistério: A crucificação, sofrimento e morte de Jesus. (Jo 19, 25) Pai Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

Mistérios gloriosos (4º Quarto do Rosário) - Rezados às quartas-feiras e domingos
1º mistério: A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mc 16, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
2º mistério: A ascensão de Jesus Cristo ao céu. (At 1, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
3º mistério: A descida do Divino Espírito Santo. (At 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
4º mistério: A assunção de Nossa Senhora ao céu. (Lumen Gentium 59) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
5º mistério: A coroação de Maria como Rainha do céu. (Ap 12, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.


TÉRMINO DO TERÇO – AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de Vosso Poderoso Amparo e, para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

SALVE RAINHA,/
Mãe de misericórdia,/
vida, doçura, esperança nossa,/
salve!/
A Vós bradamos,/
os degredados filhos de Eva;/
a Vós suspiramos/
gemendo e chorando neste vale de lágrimas./
Eia, pois,/
Advogada nossa/
esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,/
e depois deste desterro/
mostrai-nos Jesus,/
bendito fruto do Vosso ventre,/
ó clemente,/
ó piedosa,/
ó doce sempre Virgem Maria.

D: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.


Fontes: www.vatican.va  e www.queridosfilhos.com.br

Ad Maiorem Dei Gloriam
Santo Rosário
Voltar para o conteúdo